QUER TER UMA HORTINHA EM CASA? CONFIRA ESSAS DICAS SIMPLES!

A forma mais fácil de começar a sua horta em casa é plantando temperos na sua cozinha. Assim, rapidamente você terá à mão tudo que mais utiliza nos seus preparos, frescos e sem “veneno”! A horta caseira é um tipo de cultivo ideal para quem ainda não tem muita intimidade com o plantio ou para quem tem pouco espaço.

                                                                                                    hortas em apartamento

Vasos de plantas com temperos são perfeitos para fazer sua primeira horta em casa, para a decoração e para o uso no dia a dia

Para quem tem dúvidas sobre o que plantar na horta em casa, preparamos uma pequena lista com os temperos e ervas mais comuns para esse tipo de cultivo e que podem servir de ponto de partida para um jardim repleto de plantas de todos os tipos!

1- Material e local ideal

A maioria das ervas precisam da luz solar para se desenvolver e crescer. Para isso, o primeiro passo é analisar os cantinhos em casa que recebem sol em algum momento do dia. Pode ser o beiral de uma janela, uma lateral da varanda, uma sacada ou até mesmo um canto arejado dentro de casa.

Ervas e temperos não precisam de grandes vasos com terra para se desenvolverem. Para plantar suas mudas, você pode escolher: garrafas pet, vasos de diversos tamanhos, potes de vidro ou caixas de madeira.

2- Circulação do espaço

O objetivo de uma horta simples em casa é ficar em um local que não dificulta o acesso ou a passagem. Todo cuidado para não esbarrar, ou derrubar a horta é pouco. Se depois de escolher o local com sol a circulação no espaço ficou mais complicada, uma outra alternativa são as hortas verticais para facilitar o cuidado e a colheita das ervas.

Opte por vasinhos apoiados com cabideiros fixados na parede, prateleiras e suportes para flores.

3- A escolha dos temperos

Pense nos temperos que não podem faltar na preparação dos seus alimentos. Alguns são essenciais e precisam fazer parte da sua alimentação diária. Com inúmeras propriedades, as ervas podem auxiliar na digestão e trazer novos sabores e aromas para sua comida.

Algumas características e modo de cultivo dos temperos mais utilizados na gastronomia:

  • Manjericão: O manjericão prefere temperaturas mais altas ou amenas. Se sua horta recebe pouco sol, opte pelo manjericão roxo que se adapta melhor a esse tipo de iluminação.
  • Alecrim: É considerada uma erva altamente resistente, podendo ser regado de três em três dias. É mais adaptado a climas quentes e secos.
  • Hortelã: Na hora de cultivar a hortelã, plante-a em um vaso separado. Suas raízes mais profundas podem prejudicar as outras ervas.
  • Sálvia: A sálvia é mais uma opção para quem não tem muito tempo para cuidar da horta diariamente. Ela pode ser regada de dois em dois dias, além de resistir ao inverno e se desenvolver em baixas temperaturas.

 Manjericão

O manjericão é uma planta muito versátil, utilizada em diversos pratos e muito comum em algumas regiões do Brasil. Ele se adapta muito bem a climas mais quentes e gosta de bastante sol. Para mantê-lo na sua horta em casa, as regas devem ser constantes e moderadas. Uma dica importante: as flores do manjericão “roubam” a força da planta e devem ser cortadas.

horta em casa com manjericao (2)

Ter um manjericão na horta em casa é mais fácil do que se imagina

horta em casa com manjericao

O manjericão é um tipo perfeito de planta para se manter em uma horta em casa, pois é útil e não precisa de muitos cuidados
horta em casa com manjericao tailandes

Uma horta em casa com manjericão tailandês é aromática e bela

horta em casa com manjericao italiano

Não é necessário ter uma horta em casa grande para cultivar o manjericão, outro ponto muito positivo

Alecrim

De origem mediterrânea, o alecrim é uma planta rústica e que vive muito bem em climas quentes e terrenos mais arenosos. Na sua horta em casa, ele não precisa de água em abundância para viver e é bem resistente. É comumente utilizado em preparos de carnes e é um coringa na horta cozinha.

horta em casa com alecrim abelha

O alecrim é um dos temperos mais aromáticos para se ter em uma horta em casa

Hortelã

Erva extremamente aromática que vive bem em áreas com um pouco menos de sol, essa é a hortelã, uma ótima opção para a horta em casa. Sua raiz, que se espalha rapidamente, e seu aroma forte podem prejudicar o crescimento de outras plantas. Sendo assim, o ideal para a sua horta caseira é que a hortelã seja plantada em um vaso ou espaço separado de outras plantas.

                                                                                                                                                                                    horta em casa com hortelã (2)

                                                                                                                                                                           Uma hortelã é ótima opção para a horta em casa e para fazer chá nos dias frios

                                                                                                                                                                           A hortelã pode fazer parte da sua horta em casa dentro de um vasinho simples

Pimenta

A culinária brasileira é recheada de diversas preparações utilizando a pimenta. A infinidade de espécies também permite que você tenha uma horta na cozinha só de pimentas. A pimenta também precisa de um espaço isolado na horta em casa, pois ela também pode prejudicar o desenvolvimento de espécies mais frágeis e que estejam ao seu lado.

horta em casa com pimenta

As pimentas, com suas cores fortes, enriquecem o visual de sua horta em casa

horta em casa com pimentas

As pimentas devem ter um espaço isolado em sua horta em casa

Orégano

Orégano lembra… pizza! Mas este tempero também dá um toque especial a assados e molhos. Para sua horta em casa, é bom saber que ele adapta-se muito bem a climas mais amenos, mas não abre mão do sol. Assim como o manjericão, o orégano gosta de regas moderadas e constantes.

horta em casa com oregano

Salsa

Outro tempero muito comum na culinária brasileira é a salsa, que gosta de climas mais amenos e suporta bem ambientes com menos sol em que haja um pouco de sombra. Para sua horta em casa, tenha em mente que a salsa gosta de solos com boa drenagem e irrigação constante.

horta em casa com salsa

A salsa pode ser cultivada em sua horta em casa também

 

Estas são ervas bem comuns, fáceis de encontrar e cujo trato é relativamente simples. Ou seja, são ideais para você plantar na sua cozinha ou no cantinho que tiver, usando pequenos vasos e jardineiras, formando sua horta em casa.

 

4-  Cuidados para crescer

As ervas também precisam de cuidados diários para se desenvolver e crescer de forma saudável. Uma dica importante é na hora de colher suas folhas, retire primeiro as folhas maiores para o consumo e mantenha as menores, que ainda estão crescendo.

Outras dicas simples para conservar a horta em casa:

  • Adube a horta uma vez por mês. Escolha adubos orgânicos, como o húmus de minhoca e a torta de mamona.
  • Regue sua horta todos os dias no início da manhã ou no final do dia. Evite as horas de maior incidência do sol.
  • Não exagere na água. Encharcar a horta faz com que o excesso de água apodreça as raízes e mate sua planta.

 

Criar uma horta em casa é simples e fácil, qualquer lugar pode receber um cantinho com novos aromas e sabores. Depois que você começar a sua horta, ela se tornará essencial na sua cozinha!

 

Fonte: Vivadecora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.