A prática ajuda a aumentar a autoestima e é uma boa opção para aliviar o estresse. Saiba mais:
Não é novidade que a constante prática de yoga é benéfica à saúde, tanto física quanto emocional. Mas você sabia que as crianças também podem realizá-la? Assim como os adultos, ao executar os ásanas (posturas), os pequenos aprendem a conhecer melhor o seu próprio corpo e a encontrar a paz interior.
Escolas de todo o mundo já aderiram a minutos da prática durante o período das aulas. A yoga ajuda na autoestima da criança e é ótima para realizar em grupo, pois instiga a colaboração mútua. Só o fato de não ser competitiva faz com que os participantes se sintam mais à vontade para interagir. Música, histórias e jogos são métodos lúdicos utilizados pelos professores. Além disso, todo ásana é pensado exclusivamente nas necessidades de cada idade.
Quer saber mais sobre os benefícios da yoga para crianças? Confira abaixo:
1- Concentração e equilíbrio
Realizar todas as posturas requer muito foco. A prática constante de yoga ajuda as crianças a terem mais concentração, não só durante as aulas, mas também na escola. Assim como qualquer outra atividade que precise de concentração e disciplina, a yoga é capaz de auxiliar na melhora desse quesito e, consequentemente, no equilíbrio corporal e emocional.
2- Ansiedade e estresse
As crianças também sofrem com ansiedade e estresse. A correria do dia a dia e a rotina puxada de atividades escolares faz com os pequenos desenvolvam esse tipo de problemas. A yoga é uma ótima opção para crianças que estão com esses transtornos, pois ela é capaz de acalmar a mente, diminuir os batimentos cardíacos, controlar a respiração, aliviar o estresse e aumentar a qualidade de vida.
3- Flexibilidade
Sim, a prática permanente de yoga ajuda as crianças a terem mais flexibilidade. As posturas realizadas durante as aulas, além de trabalharem as articulações, também são ótimas para auxiliar no crescimento. Ter flexibilidade é bom para prevenir futuras lesões. Assim como os adultos, as crianças também levam um tempo para se adaptar a cada ásana, mas com a vantagem de serem mais flexíveis por conta da idade.
4- Respiração
A respiração é um ponto importante na yoga. Para ter um bom resultado, é preciso que a respiração esteja em harmonia com o momento. O pranayama (respiração) diminui a ansiedade, traz paz, tranquilidade e liga o corpo e a mente. Nota-se que, com o passar do tempo, as crianças dormem melhor e ficam mais calmas.
5- Amor ao próximo
Um dos conceitos da yoga é o respeito. Viver em harmonia com você mesmo, com seu próximo e com o meio ambiente é uma lição que a prática ensina. Ao realizar yoga, seu filho crescerá com a consciência da importância de amar o seu semelhante e a cuidar de tudo o que tem em volta.Aumento da Consciência Corporal e o Respeito de seus Limites
As crianças de uma forma lúdica, divertida e cantando, utilizam seus corpos para imitar animais, elementos da natureza e objetos que existem a seu redor. Como adoram imitar esses elementos, de forma natural, aprendem a fazer diferentes movimentos – o que aumenta a sua consciência corporal. Como cada corpo tem suas peculiaridades, a cada prática, ela aprende a respeitar seus limites e a ter paciência para ir ganhando aquilo que seu corpo necessita.
6- Fortalece os Músculos e Ossos
Várias posturas que trabalham a força, a flexibilidade e ajudam no fortalecimento dos ossos e músculos, auxiliando no crescimento das crianças. As crianças que nascem com uma flexibilidade inata prolongam esse aspecto com as posturas da yoga. Aquelas que não tem tanta flexibilidade, podem adquiri-la com a pratica regular.
7- Desenvolve a Coordenação Motora
A yoga favorece o desenvolvimento da habilidade motora, pois as crianças passam a ter um maior domínio sobre o corpo, aumento da força, resistência física e mais equilíbrio.
Os asanas, ou seja, as posturas da yoga possibilitam às crianças o desenvolvimento da coordenação motora tão necessária às atividades da escola, como por exemplo, escrever, recortar, manusear materiais. Desperta na criança uma maior consciência quanto postura adequada, evitando dores e problemas de coluna. Melhoram o equilíbrio permitindo que se movimentem mais seguros e firmes.
8- Ajuda a Manter a Calma e a Concentração
A criança aprende posturas de equilíbrio que são ensinadas de forma lúdica, com o objetivo de ajudá-las a aumentar a concentração e ter mais calma nas diversas situações da vida. As crianças mais agitadas podem encontrar dificuldades na prática dessas posturas. Porém, com o tempo e a persistência, elas conseguem praticá-las, adquirindo equilíbrio físico e emocional.Essas posturas também relaxam o corpo e a mente, contribuindo para que as crianças realizem suas atividades escolares de forma mais eficaz.
9- Aumento da Autoestima e Autoconfiança
Ao executar várias posturas de yoga, as crianças desenvolvem foco, força e flexibilidade. Elas descobrem suas capacidades, aumentam sua autoestima e autoconfiança e, naturalmente,
passam a realizar suas atividades do dia a dia com mais confiança e coragem.
10- Benefícios da Yoga para Crianças no Controle das Emoções
O conjunto de posturas, respirações e relaxamentos são fontes poderosas para acalmar a mente e relaxar o corpo. Além disso, são ferramentas eficazes para o controle das emoções. Os momentos de quietude, que as crianças vivenciam, auxiliam a elevar-se acima do mau humor e das emoções descontroladas, passando a enfrentar seus desafios e momentos de estresse de maneira mais equilibrada e harmoniosa.
11- Ensina a Ter mais Disciplina para Praticar Yoga
Nas aulas de yoga, as crianças aprendem que os benefícios da prática regular e a aquisição dos resultados dependem de sua disciplina. Quando elas tem a disciplina de praticar yoga em casa, por sua própria vontade ou quando motivadas pelos pais, os ganhos são muito mais efetivos. Elas adoram contar as experiências de como a yoga as ajudou no seu desempenho escolar ou no relacionamento com as pessoas.
12- Ajuda na Mudança de Comportamentos
Paramahansa Yogananda, um dos mestres da yoga, disse: “Dê exemplo, em sua própria vida, das qualidades que quer ver ressaltadas nos outros”.
Nesse contexto, orientamos à criança que o trabalho de yoga vai além da prática das posturas, relaxamentos e técnicas de respiração. O objetivo é ajudá-las a descobrir novas formas de viver melhor consigo mesmas e com os outros. Com isso, elas são estimuladas a praticar concentração, paciência e tolerância – qualidades tão importantes para a arte de viver. E, com isso, elas irão melhor seu comportamento em casa e na escola.
12- Ensina a Arte de Conviver com os Outros
Nas aulas de yoga, ensinamos que somos todos iguais, independentemente de aparência, etnia e religião. Com isso, procuramos inspirar as crianças a serem gentis, pacientes, aceitando e respeitando as dificuldades que possam acontecer no seu relacionamento com os outros.
Dessa forma, sugerimos várias dicas para as crianças terem a consciência de que as posturas podem ajudá-las a ter atitudes e emoções positivas nas diversas situações de seu cotidiano. Assim como, despertar as qualidades da calma, do amor e da paciência para lidarem com os conflitos interpessoais de forma harmoniosa.
13- Desperta na Criança o Interesse em Cuidar dos Outros
As técnicas de yoga são ótimas ferramentas, pois visam a ajudar as crianças a se interessarem em cuidar com amor e carinho todos os seres – animais, pessoas e plantas.
14- Ensina a Fazer Autoanálise e a Ter Autocontrole
O trabalho de yoga naturalmente vai despertando na criança o interesse de observar-se, de perceber como cuidar e tratar as pessoas, de como se comportar na escola e em casa e de como cuidar de si mesmo. As próprias técnicas já favorecem o autoconhecimento e despertam o autocontrole. Mas o professor de yoga também utiliza atividades lúdicas, que são cuidadosamente planejadas, favorecendo esse processo de auto percepção.