A decoração de quarto infantil é sempre uma tarefa divertida, ainda mais se os pequenos já tiverem idade suficiente para participar e deixar o ambiente ainda mais personalizado.
Assim como toda decoração de qualquer outro ambiente da sua casa, será necessária uma dose de tempo e paciência para deixar tudo do jeitinho que você quiser. Tenha em mente as preferências da criança ou até mesmo chame seus filhos para ajudar nas escolhas principais, como temas, cores e móveis, e sinta-se recompensada com uma tarefa cheia de sorrisos e com um resultado final perfeito garantido.
1 – Descobrir os gostos e sonhos das crianças:
Os pais sempre dão a palavra final, mas deixe espaço para as crianças escolherem e opinarem durante o processo. Como são eles que ficarão presentes na maior parte do tempo no quarto, é importante descobrir para que o cômodo não só fique mais confortável, como também carregue a personalidade da criança.
Só cuidado para não deixar as crianças para decidirem tudo, afinal, elas têm muita imaginação e desejos que nem sempre podem ser cumpridos.
2 – Colocar uma mesa de estudos:
Não deixe de reservar um espaço para os estudos da criança. Dependendo da idade dos pequenos, é difícil criar o hábito ter um espaço apenas para se dedicarem a atividades da escola e estudos.
3 – Iluminação:
Este é um ponto que merece muita atenção. Como se trata de uma decoração de quarto infantil, deixe as cortinas pesadas de lado e opte por aproveitar as mais claras e as que deixam a luz natural entrar com maior facilidade. Quanto mais você usar claridade natural, melhor.
Reserve luminárias ou uma iluminação mais dura para mesa de estudos e trabalhe mais com iluminação indireta no restante do cômodo. É uma ótima pedida.
4 – Cores:
Nesse item, não tem como deixar de fora a opinião e os gostos das crianças. É legal usar esse momento da decoração para deixá-los participarem e ajudarem a escolher toda palheta de cor do cômodo.
Lembre-se que a cor escolhida não é apenas para as paredes, mas sim para todos os detalhes do ambiente! Em quartos infantis, quanto mais vivo e aconchegante, melhor.
Ambientes neutros não tem erro, principalmente se sua intenção é manter a decoração por vários anos ou apenas fazer mudanças ocasionais. Além de econômica, também deixa o espaço aberto para mudanças e novidades no meio do caminho, como uma nova criança.
Essa também é uma ótima opção para irmãos que dividem o quarto. Manter as paredes em tons claros e deixar que as cores dos itens decorativos fiquem a critério das crianças, faz com que o ambiente tenha a personalidade e espaço de cada um. E claro, outro ponto positivo é também ser uma decoração econômica e duradoura.