Se o espaço for generoso e a família for grande, que tal investir em uma casa na arvore A ideia caiu no gosto até de Thais Fersoza e Michel Teló – ele mesmo que desenhou o modelo. Escorregador, rede de escalada, balanço, rede… Tudo pensado para ele, a esposa e os filhos curtirem os dias de sol.
Além de espaço para a churrasqueira conectada com a sala-de-estar, este projeto ainda destinou um pedaço da casa só para o cultivo de alimento orgânico. As arquitetas Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida, do escritório Tria Arquitetura, conseguiram criar uma espécie de refúgio urbano para incentivar as atividades em família ao ar livre.
Ter uma casa com quintal ou um apartamento com terraço garante uma certa privacidade (dependendo de onde fica o imóvel). Por isso, se for o caso, ainda é possível criar uma área de banho no quintal. O clima de spa no duplex com jardim na Austrália se faz pano de fundo ideal para um banho relaxante cheio de plantas por perto. Cinematográfico, não?
Chame todo mundo e se joguem nos pufes espalhados pelo jardim. Nada mais acolhedor e despretensioso do que isso, certo? Na casa da escritora Antonia Pellegrino, na Bahia, o espaço entre as duas edificações, banhado pelo sol baiano, serve para a família descansar do jeito que a imaginação permitir: lendo livros, contando histórias, dormindo depois do almoço. O tapete de fibras naturais faz a base dos almofadões coloridos. Difícil mesmo e ter que sair dali.
Muitas vezes, o quintal pode ter espaço o suficiente para criar uma outra edificação. O que acaba sendo uma alternativa mais comum em países com temperaturas mais baixas. Aqui, o jardim contemporâneo tem estrutura de vidro e esquadrias pretas, criando uma conexão com o exterior. Na decoração, só móveis que prometem deixar qualquer ocasião ainda mais confortável.