Em Porto Alegre, RS, uma família formada por um casal e seus dois filhos pequenos adora passar tempo em casa, cozinhar e receber amigos Eles habitam este lar nada convencional de 350 m². “Os proprietários queriam um projeto ousado, que envolvesse contêineres e estrutura metálica – algo com que estavam muito familiarizados, porque o marido é metalúrgico”, diz o arquiteto Ivo Kieling, “A arquitetura se caracteriza pelos grandes balanços e volumes rotacionados que geram momentos inusitados nas fachadas. Através das grandes aberturas, descortinam diferentes ângulos da paisagem”, explica.
Vantagens de morar em uma Casa Container
Mobilidade
Diferente de uma casa de alvenaria, a casa feita de container proporciona mais mobilidade. Imagine que precisou investir um valor alto para construir sua casa e agora precisa mudar de cidade. A casa container você pode transportar para onde quiser.
Agilidade na construção
Outra grande vantagem de morar em uma casa container é a agilidade da obra. Enquanto uma casa de alvenaria pode levar até 40% de tempo a mais para ficar pronta, a casa container é entregue em aproximadamente 60 dias. Dependendo do tamanho do projeto, pode demorar mais alguns dias.
O container é uma estrutura pré-montada que necessita de pouco tempo para fazer as instalações e acabamentos exigido pelo morador, além de não precisar perder tempo com fundações e nivelações do terreno, pois o container já tem sua estrutura autoportante, com a função de sustentar toda a edificação. Um conjunto de fatores torna a construção da casa container mais rápida e prática. Enquanto os containers são apoiados em dormentes de concreto ou madeira já é possível dar início à fase de acabamento da casa, o que adianta muitos processos na obra.
Economia
Em uma construção comum sempre nos deparamos com possíveis imprevistos que acabam atrasando a obra e geram mais custos, não é mesmo?! Isso não acontece ao optar pela casa container, já que é possível ter um controle maior dos processos, evitando futuros imprevistos, além de gerar economia de recursos naturais que não foram utilizados para a estrutura da casa como areia, tijolo, cimento, água, ferro, entre outros. Isso garante uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais.
Ao construir uma casa container você também economiza n consumo de energia. Isso acontece pela possibilidade de utilizar a ventilação cruzada nos ambientes. Desta forma, as janelas e portas são instaladas estrategicamente para garantir uma moradia mais arejada e confortável.
Construção sustentável
Ao optar por uma construção sustentável, você contribui para um futuro melhor. A casa container é uma boa alternativa quando o assunto é preservar o meio ambiente. A começar pela impermeabilização máxima de 15% do terreno, que preserva o solo e lençol freático, respeitando ao máximo o relevo natural do terreno, também evita interferências no solo e contribui para a absorção da água das chuvas.
A redução do uso de materiais na fundação também torna a casa feita em container um projeto sustentável, pois o peso leve da estrutura metálica permite o uso de sapatas isoladas, pequenas e rasas, sem a necessidade de armação ou ferragens. Outro fator de sustentabilidade são as paredes e forros em drywall, um material que contribui para menor quantidade de entulho na obra e melhor desempenho termoacústico. Assim como a pintura ecológica com tintas à base de água, sem cheiro, com baixa taxa de COV (Compostos Orgânicos Voláteis).
Além do telhado verde, muito encontrado na casa de container, a cobertura de vegetação auxilia no isolamento térmico, permitindo que a água da chuva seja captada pelo telhado e armazenada e filtrada em reservatório próprio para uso na irrigação do jardim, limpeza externa, lavagem de carro e máquina de lavar roupa.
Na casa container também é possível optar pelas telhas térmicas tipo sanduíche de poliuretano, que oferecem um melhor desempenho térmico, principalmente na cor branca que ajuda a refletir os raios solares e contribuir para a diminuição de temperatura do microclima local.