Quer mudar algum ambiente e não sabe como ou está com o orçamento apertado? A técnica de ebanização em madeira pode ser uma solução. O procedimento, que consiste em escurecer a madeira com óleo de nogueira ou betume (ou ainda outros) até chegar na tonalidade preta, pode ser uma opção para transformar móveis e pisos de forma mais barata. A técnica não é exatamente uma novidade na área, mas tem se mostrado muito requisitada. “
Em todos. Para as arquitetas, a madeira ebanizada combina com muitos estilos. “O importante é com o quê você compõe a decoração para não pesar, não ficar muito escuro”, ressalta Marcela Greghi. Vale ponderar onde ebanizar e pensar na proporção final da técnica com o resto dos objetos no ambiente. “A estética está buscando cada vez mais elementos naturais, isso torna o ambiente mais aconchegante, traz um diferencial”, complementa Beatriz. Outra dica de ouro é a mescla de madeiras claras e as ebanizadas no ambiente que, segundo o escritório, cria um contraste atraente.
Em apartamentos pequenos o uso da madeira ebanizada precisa ser mais cuidadoso para não escurecer completamente o ambiente e interferir na dimensão espacial. Para esses casos, o mais adequado, conforme o grupo de arquitetas, é focar em alguns detalhes da decoração. “Cadeira, móvel menor, mesa lateral ou de centro, porque se fizermos painel o ambiente irá parecer menor”, destaca Marcella. “Em aparador engatado na parede a decoração fica bem leve. Se for de estilo minimalista, pode colocar no piso”, complementa.